Primeiro lave bem em água corrente todos os legumes. Infelizmente não estamos livres dos produtos tóxicos que adicionam nas plantações contra insetos e pragas. Isso muitas vezes contamina demais os vegetais, por isso sempre bom lavar bem em água corrente. Melhor comprar de fornecedor que vc conhece e sabe que não usa agrotóxico, mas ainda sai bem caro, então por enquanto a gente se felicita por ter dado o primeiro passo e ir deixando de comer carne...
Bom, voltando ao nosso prato, depois de lavarmos bem tudo, cortamos os talos de baixo dos aspargos que são mais duros e difíceis de cozinhar. No Brasil acho que é difícil de encontrar aspargos frescos, por isso podemos trocar nesse caso por vagens ou ervilha torta, também ficam bem gostosas.
Cortamos a cebola e o alho em cubinhos pequenos. Em uma panela grande colocamos 01 cebola cortada e 01 alho, onde vamos fazer o strogonof. Em uma média, para o arroz, colocamos a meia cebola picada, e em uma frigideira colocamos o outro alho picado. Em todas colocamos azeite q.b.. Quando dourar, jogamos na 1ª panela a beringela cortada em cubos gordos, na do arroz jogamos o arroz e na frigideira os cogumelos previamente lavados e laminados. Mexemos bem com uma colher de pau a beringela, adicionamos o tomate picadinho, temperamos com o molho inglês, sal, pimenta, e tampamos a panela, em fogo médio. No arroz, adicionamos o dobro da medida de água quente, uma colher de sal, tampamos a panela e deixamos cozinhar. Quando ferver abaixamos o fogo e abrimos um pouco a tampa para ele ir secando aos poucos. Na frigideira vamos deixando o cogumelo fritar com o alho, em fogo médio, colocamos uma pitada de sal, não precisa mexer muito, só virá-lo quando estiver douradinho de um lado, até que esteja cozido.
Quando a beringela estiver quase já cozida adicionamos o cogumelo, meio copo de vinho branco, misturamos bem, deixamos evaporar um pouco, adicionamos o creme de leite, misturamos mais um pouco e já está!
Na frigideira que fritou o cogumelo coloque os aspargos (ou vagem ou ervilha), já com um gostinho de alho, deixe fritar (quer dizer, agora está quase sem óleo mesmo!) até que esteja bem cozidinha, polvilhe um pouco de sal. Quando estiver pronta coloque fatias de queijo por cima e desligue o fogo, deixe até que o queijo derreta.
Equanto isso o arroz já deve ter cozinhado, está pronto quando não tem mais água no fundo.
A salada vc faz apenas distribuindo o alface, tomate e as sementes/castanhas. Tempero à gosto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário