sábado, 7 de junho de 2008

Um jantar à oriental

Para fazer essa comida, simples, utilizei alguns ingredientes que haviam na minha geladeira. Eventualmente talvez seja difícil encontrar cogumelos de tipos variados, e frescos. Mas para quem vive em uma grande cidade não é desculpa: ou em um supermercado maior ou em alguma vendinha de um japonês deve haver... eu usei um do tipo pleurotus, que é largo, claro, parece uma orelha, e é muito saboroso. Então aí vai a sugestão:

- Cozinhe um buquê de brócolis em pouca água (sempre) e um pouco de sal, até estarem al dente
- Cozinhe também um pacote de macarrão chinês. Pode ser macarrão para yakissoba, macarrão de arroz, ou outro da sua preferência. É importante que também cozinhe al dente, se não ele amolece e não dá certo...
- à parte, em uma frigideira grande, aqueça uma colher de sopa de manteiga, deixe que derreta e frite nela, em fogo médio, 300g de cogumelos frescos cortados em tirinhas. Polvilhe com sal e deixe cozinhar por aprox 7 minutos, até estarem tenros, adicione um prato cheio de acelga cortada também em tiras, deixe que reduzam.
- em outra frigideira coloque duas colheres de sopa ou mais de óleo de gergelim, deixe esquentar e frite o macarrão chinês, adicione shoyu e misture até dourar.
- Também pode acompanhar uma sopa de missô. Basta dissolver a pasta do missô na água quente, adicionar uma fatia de tofu cortada em cubinhos e umas ramas de cebolinha também cortada às rodelinhas.
Sirva os legumes com a massa, separados.

Pronto! o que eu mais gosto é de ver as tigelinhas todas, cada uma com uma comidinha diferente, para serem saboreadas separadas e juntas. Ah, e comer de hashi, claro!
Bom apetite!

Nenhum comentário: