Na postagem sobre o curry de grão de bico assinalei em azul agumas palavras que fazem parte do vocabulário da cozinha indiana. Esta é caracterizada, pode-se dizer, pelo uso de alguns temperos como o coentro, cominho, pimenta, gengibre, massalas, assafrão, assafétida; pelo uso abundante de vegetais, frutas, grãos e sementes. É uma comida de sabor forte, geralmente apimentada e vegetariana. Uma grande amiga que viveu um ano na Índia me disse que lá o incomum é não ser vegetariano, e quando vai pedir uma comida eles semprem perguntam se é veg ou não.
Eu conheci esta comida através dos Hare Krishnas e da sua maravilhosa prasadam. A Prasadam é uma refeição sagrada que antes de ser ingerida é oferecida à deidade, ou seja, antes de nos satisfazer, satisfaz o seu próprio criador. Isso me chamou muito a atenção no seu jeito de cozinhar, considerando esta atividade um fazer sagrado e devocional. Eles não beliscam o alimento no momento em que estão cozinhando, já que a primeira oferenda não é para nós. Fazem a comida com muito amor, limpeza e dedicação. Já o budismo diz que é necessário estar presente, em cada ato. Cozinhar não é diferente: é preciso estar presente para que dê certo. Não posso ver gente que se queixa pela comida dar errado, mas durante seu feitio estava falando ao telefone, bebericando uma cerveja, conversando com os colegas e se esquecendo de ingredientes básicos, do modo adequado de misturar, etc etc. Isso não significa que conversar, beber, etc seja "errado" ou "proibido", mas é preciso ter consciência do que se faz e, claro, colocar amor em tudo. talvez seja por isso que a refeição de domingo oferecida em qualquer templo Hare Krishna seja tão saborosa e nutritiva.
As massalas, como postei sobre o curry, é uma mistura específica de temperos, geralmente levemente tostados. Existem várias combinações, algumas mais famosas como a graham masala.
O Ghee é a manteiga clarificada. Para fazê-lo basta aquecer a manteiga em uma panela em fogo baixo e ir retirando a espuma que ela libera com uma escumadeira, até que esteje transparente. Também pode se comprar o ghee pronto.
O arroz basmati é um arroz típico indiano, branco e comprido, que possui um aroma particular e muito saboroso. Para quem quizer saber mais existe informação no site: http://www.karlosnet.com/Arzak/basmati.php
É isso, pessoal, em breve mais receitas! Abraços a todos, agradeço a todos que me responderam os mails e frequentam o blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário