segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Bolo de aniversário vegano



Dia de festinha de aniversário, o bolo é sempre um dos papéis principais! Vamos aprender a fazer um sem ingredientes de origem animal, assim, sem leite, sem manteiga e sem ovos ele vai ser mais fácil de digerir e todo mundo vai poder repetir!

Para a massa:

- 3 xícaras de farinha de trigo *
- 1 1/4 xícara de açúcar **
- 1/3 xícara de óleo de girassol
- 1 1/3 xícara de leite de arroz, ou de aveia
- 1 fava de baunilha ***
- raspas de casca de 1/2 limão
- 1 colher de sopa de fermento em pó ou bicarbonato
- 2 colheres de sopa de vianagre branco

Começando, já acenda o forno para ele ir esquentando. Peneire a farinha em uma tigela, adicione o açúcar e a raspa de limão. Aqueça o leite à parte, com a fava de baunilha raspada e a própria fava também, para despender o aroma. Incorpore à mistura de farinha, com um coador, e misture bem com uma colher de pau (ultimamente não tenho usado batedeira e os resultados são ótimos). Adicione também o óleo, sempre mexendo, logo o vinagre e por último o fermento em pó. Misture bem, e quando a massa estiver cremosa e homogênea, coloque numa forma untada e enfarinhada, e coloque para assar no forno pré-aquecido, por aproximadamente 30 minutos, ou até que, espetando um palito de madeira, este saia limpo.
Para fazer um bolo grande, usei essa receita duas vezes, em fôrma retangular de 37cm x 23 cm.

* Um bolo feito com farinha de trigo branca sempre vai ficar mais macio e mais leve do que um feito com farinha integral. Você sempre pode fazer também com farinha branca, mas ecológica, ou pode tentar também misturar a farinha branca com a integral. Lembrando que a integral dá um gosto mais forte à massa, e a deixa mais densa.
** Para deixar o bolo mais saudável, sempre há maneiras de substituir o açúcar branco refinado, pode ser por açúcar mascavo, que deixa o bolo mais escuro, ou por xarope de ágave, ou frutose, etc. Dessa vez eu usei o velho e "maligno" açúcar branco. Fazendo com muito amor podemos neutralizar um pouco sua ação negativa, mas claro, não é para abusar!
*** Aqui onde moro é fácil de encontrar as favas de baunilha, elas são incríveis, um aroma espetacular, naturais, nada a ver com essas essências cheias de corante, aromatizante e açúcar. Espero que você possa encontrá-las também!

Recheio:

- 2 copos de leite de aveia
- 2 colheres de sopa de maizena
- 2 colheres de sopa de açúcar ou qualquer outro adoçante natural
- 1 pacote de côco ralado
- 4 metades de pêssego em calda (guarde a calda para molhar o bolo)

Dissolva a maizena no leite, depois leve ao fogo médio junto com o açúcar e o côco, mexendo sempre (isso é extremamente importante para não empelotar) até que fique com consistência cremosa e grossinha, e quando você passe a colher de pau, fique um rastro aberto na panela. Deixe esfriar completamente (melhor fazer no dia anterior), e adicione os pêssegos cortados em cubinhos.

Cobertura:

- 1 pote de geléia de pêssegos
- 1 pacote de côco ralado

Para montar o bolo, cortamos ao meio, ou se você fez duas receitas, como eu, primeiro coloque uma, fure-a toda com um garfo, para jogar a calda do pêssego em calda e assim possa absorvê-la e ficar molhadinho (nham nham!), depois coloque todo o recheio, cubra com a outra metade de bolo, repita a operaçao calda, e por último cubra com a geléia e salpique o côco ralado por cima.

sábado, 18 de maio de 2013

Salada de lentilhas


Uma receita super simples! Nunca tinha me atinado qu se podia fazer salada com lentilhas, até que encontrei essa delícia na casa da minha irmã Tati! Vocês sabem que para seguir uma receita vegetariana é importante seguir uma dieta variada e com grande quantidade de legumes, que aportam proteínas, além de minerais, vitaminas e carboidratos ( podem ler um pouco mais em (http://www.botanical-online.com/legumbrespropiedades.htm), então vamos encontrando maneiras de incorporá-los aos pratos do nosso dia-a-dia sem monotonia :-)
Para a salada você vai precisar de:
- aprox. 200g de lentilhas cozidas "al dente" (não é necessário deixar de molho nem panela de pressão, porém depois de começar a ferver a água compensa estar sempre de olho para a lentilha não cozinhar demais e ficar mole)
- 2 cenouras raladas
- 1/2 cebola bem picadinha
- 1 maço de salsinha lavada e bem picadinha
- 1/2 xícara de uvas passas
- 3/4 xícara de amendoim torrado ou cru despedaçado. Pode ser também pinhões ou nozes
- azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto

É só misturar tudo e usar a imaginação e adicionar o que vocês gostarem e acharem que combina :-)

Croquetes de grão-de-bico

Coloque de molho de um dia para outro aprox. 250gr. de grão-de-bico seco, e no dia seguinte cozinhe-os com 1 colher de sobremesa de sal na panela de pressão por 30 minutos desde que a pressão começar, assim eles ficarão bem molinhos, como queremos na receita.
Em uma frigideira grande refogue com azeite de oliva:
-1 cebola cortada em cubinhos pequenininhos
- 1 dente de alho picadinho
- 1 1/2 cenoura grande ou 2 médio-pequenas raladas
Quando a cenoura estiver amolecendo, adicione
-1 abobrinha ralada

Deixe refogar tudo até que as verduras estejam molinhas, adicione sal, pimenta do reino e ervinhas aromáticas a seu gosto (cheiro verde, tomilho seco, orégano, etc). Adicione o grão de bico cozido e vá amassando com um garfo tudo. Desligue o fogo e enquanto a massa esfria vá terminando de amassar os grãos e juntá-los ao refogado. Se considerar que a massa está muito mole para moldar os croquetes, adicione farinha de grão de bico, ou farinha de arroz (ou qualquer da sua preferência, essas duas são vão deixar a massa mais leve) até a consistência de massa mole, maleável. Espere esfrirar, faça bolinhas compridas com a mão humedecida e passe-as por farinha de arroz, depois é só fritar ou assar em forno quente e em forma untada com azeite até que estejam douradas :-)