quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Madalenas integrais de banana e coco sem ovos
Depois de fazer vários experimentos com madalenas integrais sem ovos, essa foi a receita master-super, a que ficou mais gostosa e com a melhor textura. Aí comparto:
- 1 iogurte natural (versão veganos: o iogurte pode ser de soja natural ou de baunilha)
- 100g de manteiga amolecida (versão veganos: 75 ml de óleo de girassol)
- 2 colheres de sopa cheias de azeite de oliva
- 1 1/3 copo* de açúcar mascavo ou demerara
- 3 bananas bem maduras
- 2/3 copo de coco ralado
- 1 1/2 copo de farinha de trigo integral
- 1 copo de maisena
- 1/2 copo de água
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- 2/3 copo de uva passa
Colocar num bowl os 5 primeiros ingredientes e misturar bem com uma colher de pau ou bater na batedeira até que esteja homogêneo e a manteiga e as bananas desfeitas. Adicionar o coco ralado e ir mexendo. Ir peneirando a farinha e a maisena aos poucos e movendo a massa com a colher de pau. Se a massa for ficando muito espessa, ir adicionando água. Contiuar neste processo até terminar a farinha, a maisena e a água. Por fim, adicionar as uvas passas e o bicarbonato, incorporado suavemente com a colher de pau. A massa fica com uma consistência bem cremosa. Adicionar em forminas de madalenas e assar em forno pre-aquecido a 200º por +/- 20 minutos ou até que estejam firmes e dourados. Bom apetite!!!
* o copo que usei é um de medida 200ml
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Pão de queijo sem ovos
Esta receita é do livro "Gosto Superior", um livro de receitas vegetarianas dos Hare Krisna. Faço sempre, já ha anos, e não tem erro. Os ovos neste caso são substituidos pelas batatas e o iogurte.
Você vai precisar de:
600g. de batatas cozidas, descascadas e passadas pelo espremedor
1/2 Kg de polvilho doce
3/4 de xícara de chá de leite
1/2 xícara de chá de óleo (um pouquinho menos da medida)
1/2 xícara de chá de iogurte natural
2 colheres de chá de sal
350g de queijo minas curado ralado
2 colheres de chá de fermento em pó
Coloque juntos o leite, o óleo e o sal e ferva. Escalde o polvilho (jogar nesta mistura quente), mexendo com uma colher de pau, formando grumos. Deixe esfriar um pouco, acrescente as batatas sovando bem e incorporando o iogurte aos poucos até o ponto de enrolar. Coloque o fermento e por último o queijo. Amasse bem, como se fosse um pão mesmo, até incorporar todo o queijo. Faça bolinhas e asse em forno médio pré-aquecido até dourar.
Dicas: se vc não tem o queijo minas meia cura, utilize um queijo de sabor intenso e de textura nem muito dura nem muito mole, amarelado.
Pode fazer sabores do pão de queijo: ervas - pique bem picadinho cheiro verde e manjericão e incorpore à massa; alho - pique uns dentes de alho e incorpore à massa; goiabada - quando estiver enrolando as bolinhas, corte quadradinhos de goiabada e recheie o pão de queijo. Uma delícia!!!
domingo, 23 de janeiro de 2011
Bolinho de Mandioquinha
Peguei esta receita simples na internet em um site de culinária, já incorporei totalmente aos meus acompanhamentos favoritos!! Fizemos no natal e foi um sucesso. É muito fácil:
- 500g de mandioquinha ou batata baroa (como falam em Minas) descascada e bem cozida
- 1 clara de ovo
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1/2 xícara de farinha de trigo (pode ser integral)
- 1/2 xícara de salsinha bem picada
Faça um purê com a mandioquinha cozida (pode ser passando pelo passa-purê, ou batendo no mixer, ou amassando com um garfo), adicione os demais ingredientes, misture bem. Unte uma forma retangular grande, pre-aqueça o forno em temperatura média alta (200º), e vá colocando colheradas da massa de mandioquinha na fôrma, com um espaço entre elas para que não grudem. Leve para assar e quando estiver dourado por cima retire e sirva!
Assinar:
Postagens (Atom)